quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Sair ou entrar... instrospecções de quarta-feira de manhã

"Certa ocasião, Aryadeva e Ashvaghosa estavam prestes a iniciar um debate. Ashvaghosa estava em pé na soleira da porta, com um pé dentro e outro fora. Para testar a sabedoria de Aryadeva, indagou: "Estou a sair ou a entrar?" Aryadeva disse: 񗝌"Depende de tua intenção. Se quiseres sair sairás. Se quiseres entrar, entrarás." Ashvaghosa nada pôde replicar, pois o que dissera Aryadeva estava perfeitamente correcto."

parábola budista in Caminho alegre da boa fortuna por Geshe Kelsang Gyatso


Acho que me falta fundear melhor dentro de mim a realização de que para agir tenho de encontrar em mim a força, a vontade, a intenção. De nada vale entrar em ciclos viciosos de viver o dia a dia sem pensar, agindo sem intenção de agir, sem saber bem de onde venho ou para onde vou, se estou a entrar ou a sair. De que é inútil a vontade de obter resultados sem que para tal tenhamos iniciado as acções necessárias a obtê-los, de que a mudança tem de vir de dentro e não dos outros. A mudança que vem dos outros é reactiva não vem da verdadeira vontade de mudar mas sim de uma reacção necessária a algo exterior a nós.

Hoje no carro de manhã instiguei o meu marido a incentivar-me; porque eu acabo sempre por iniciar as grandes resoluções mas perco rapidamente impulso. Acusei-o de nunca me relembrar do que me esqueço. É claro que isso é injusto pois se é verdade que devo poder contar com o apoio de quem me ama tenho também de manter viva em mim a vontade de evoluir para melhorar a minha vida e a da minha família.

Mais do que traçar uma meta, de começar uma maratona iniciando um sprint de 100 metros e esperar que alguém me empurre o resto do caminho, tenho de manter uma passada segura e constante e será essa passada que me trará o ímpeto para contiuar. Agindo com intenção e não reagindo a eventuais pressões de outros para que continue a caminhar em direcção aos meus objectivos.

Blogged with Flock