segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A ti! A mim! A nós!!!!

Mais um ano pleno de passos para frente, passos para trás, impasses tristezas e alegrias. Mais um ano em que provámos que sabemos crescer os dois, os quatro agora! Mesmo que nem tudo seja fácil, nem tudo seja bonito e amoroso, sabemos olhar-nos nos olhos e ver para lá dos problemas aquilo que realmente interessa! Sabemos apagar o desespero e transformá-lo em vontade de mudar, em vontade de realizar a nossa felicidade!

Por isso não vou fazer balanços do ano que passou, nem inventários do que foi bom ou mau, tudo isso está escrito na nossa pele, lê-se como braille nas rugas que vão surgindo com a idade e que registam a nossa condição de humanos.

Deixo aqui nas palavras de Joe Dassin, um dos favoritos dos meus pais, um brinde, a ti, a mim, a nós e a todos esses milhares de apaixonados, que são como nós!

A toi! A la façon que tu as d'être belle
A la façon que tu as d'être à moi
A tes mots tendres un peu artificiels
Quelquefois
A toi! A la petite fille que tu étais
A celle que tu es encore souvent
A ton passé, à tes regrets
A tes anciens princes charmants
A la vie, à l'amour
A nos nuits, à nos jours
A l'éternel retour de la chance
A l'enfant qui viendra
Qui nous ressemblera
Qui sera à la fois toi et moi
A moi! A la folie dont tu es la raison
A mes colères sans savoir pourquoi
A mes silences et à mes trahisons
Quelquefois
A moi! Au temps que j'ai passé à te chercher
Aux qualités dont tu te moques bien
Aux défauts que je t'ai caché
A mes idées de baladin [...]
A nous, aux souvenirs que nous allons nous faire
A l'avenir et au present surtout
A la sante de cette vielle terre qui s'en fout
A nous! A nos espoirs et a nos illusions
A notre prochain premier rendez-vous
A la sante de ces milliers d'amoureux
Qui sont comme nous [...]

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A prenda mais linda!

Foi esta! A que nos deu o Samuel feita na escolinha com a ajuda da educadora e pintada pelo xisbunhirgo!

Blogged with Flock

Uma história complicada, o rescaldo do Natal

Este foi o ano para o Xisbunhirgo primogénito em que o Natal começou a ganhar algum sentido. Entendeu muito bem que era a festa do bebé que é o Menino Jesus e que a Mamã é a Maria e o papá é o José, e que nasceu ao pé do burrinho e da vaquinha, nas palhinhas. Percebeu o presépio todo. Mas depois veio a história do Pai Natal e essa parte é que começou a baralhar um pedacinho as ideias na sua cabecita loura. Surgiu a primeira dúvida (na sequência de, por alguma razão que desconheço, a minha sogra ter inventado de cantar os parabéns ao Pai Natal) - "Mamã, o Pai Natal faz anos hoje?" "Não, filho quem faz anos é o Menino Jesus, porque nasceu neste dia!" "Ah... pois é...!" disse pouco convencido. "E a árvore de Natal, é do Pai Natal?" "... errr... hum... não filho esta é nossa, mas o Pai Natal lá há-de ter a dele!"

Passados alguns minutos o Samuel sai-se com a proverbial pergunta de um milhão de euros "Ó Mãe, de onde veio o Pai Natal? (depois de ter ouvido uma conversa entre o pai e o tio sobre os anúncios de uma conhecida bebida) Veio da coki-cola?" Risota geral!

Ah filho da mãe do Pai Natal que vieste complicar a história toda! Resultado, não é fácil explicar tradições com pouco sentido ao meu filho, ou têm uma origem bem delineada e firmes bases ou esqueçam! Ao puto cheira-lhe logo a esturro! E as prendas sabe perfeitamente quem lhas dá! Vêm com muito amor e carinho dos pais, dos avós, dos tios, dos amigos e é a esses que agradece com um sorriso nos lábios! Daí que o Pai Natal lhe soe assim um pedacinho estranho, não percebe bem qual é o seu papel nesta história toda!

Definitivamente o senhor barbudo da "coki-cola", suposto dono da nossa árvore de natal, não terá pegado muito lá por casa. Sinceramente até prefiro que assim seja, o Natal é bonito por si só, enquanto a história do nascimento de Cristo! Os re-aproveitamentos de lendas semi-pagãs nórdicas por publicitários do século XX só vêm complicar a coisa!

De resto o Natal foi muito bem passado, nas palavras do pai Buno "ficámos todos a nadar em plástico e papel de embrulho" sendo que o plástico eram os brinquedos da Ju e do Samuel. Começámos a abrir as prendas pouco depois de jantar e era já quase meia-noite quando se acabaram os embrulhos! Foi uma excelente opção não aguardar, caso contrário antes das 3 da matina ninguém se deitava! A Ju adormeceu por volta das 21h30 mas acabou por acordar e ainda brincou com as prendas, que entretanto o irmão já tinha aberto por ela!


Oops é verdade, chegaram finalmente as fotos que o Sam tirou na escolinha! "Ora sai uma foto Sr Fotógrafo! Pode assim com este ar de maroto, pode?"

Blogged with Flock

Festa de Natal da escolinha do Samuel!

Antes da festa, os fãs aguardavam ansiosamente o ínício do espetáculo!

Durante a festa todas as crianças foram estrelas!!!

Depois da festa, o meu pequeno xilofone!


A Julinha, fã número um do xilofone louro mais lindo do mundo, portou-se como uma anjinha bebé durante todo o espectáculo!


Juro que até uma ligeira lagriminha me escorreu assim pelo canto do globo ocular durante a peça... ai que com a idade estou a ficar lamechas!

Feliz Natal a todos!

Blogged with Flock

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ju, a Esquimó!