Estamos a melhorar da tosse e o que nos tem ajudado muito tem sido o chá de tomilho!
Graças aos seus componentes, o tomilho possui propriedades anti-sépticas e exerce uma acção notável sobre os estados febris, as tosses, e as bronquites.
No caso de gengivas ou mucosas inflamadas, os gargarejos à base de tomilho fazem maravilhas, e existem inúmeras preparações farmacêuticas (xaropes, banhos-de-boca, inaladores, etc) que contêm um dos seus constituintes principais, o timol.
O tomilho facilita a digestão e descontrai os músculos, pelo que constitui um óptimo calmante do sistema nervoso, revelando-se por isso um eficaz antiespamódico, sobretudo a nível dos intestinos e do estômago. Igualmente de salientar a sua acção benéfica em casos de angústia, stress e enxaqueca.
O tomilho é ainda benéfico contra parasitas (lombrigas, piolhos, etc...), ajuda com as dores menstruais e solta a expectoração (esta parte eu comprovei)!
Chá de tomilho
Num litro de água, deite um raminho de tomilho (mesmo um raminho, mais não é preciso) e leve ao lume. Assim que a água ferver, desligue e deixe de infusão durante um quarto de hora ; depois filtre.
No caso de gripe (com ou sem tosse), beba o chá o mais quente possível e, se tiver as vias nasais obstruídas, inspire ao mesmo tempo o vapor que se liberta. Uma colherzinha de mel serve para adoçar o chá e reforça o efeito no caso de tosse renitente.
Cá por casa já temos stock de tomilho para o resto do ano e recomendamos vivamente, já não compro mais xaropes para a tosse!
Blogged with Flock
3 comentários:
Obrigada pela recomendação ;)
Obrigada,tenho um vaso com tomilho na minha cozinha.Não sabia que era tão poderoso contra a tosse!
Acho que antes de qualquer suposição de que um remédio caseiro pode ser ou não ser bom para alguma coisa, deve-se pesquisar sobre o assunto antes de divulga-lo. A minha recomendação para qualquer sintoma é procurar um médico, pois somente um profissional saberá realmente o que a gente tem de verdade.
Enviar um comentário